Saiba mais sobre Coberturas Para Obras ou Cobertura Metálicas

                                               Cobertura Para Obras


Nos últimos anos, a solução baseada em telhas metálicas tem ocupado cada vez mais espaço no mercado de coberturas leves para obras industriais, principalmente quando é preciso vencer grandes vãos e aliviar cargas sobre a estrutura. No entanto, a diversidade de soluções disponíveis no mercado é grande. Cabe ao projetista, então, diferenciar aspectos técnicos como estanqueidade, nível de ruído, resistência mecânica e isolamento térmico, entre outros, para fazer uma boa especificação.
Segundo o engenheiro Paulo Sá, gerente de engenharia da Método Engenharia, a escolha pela solução ideal deve levar em consideração os impactos diretos de cada solução - prazo e qualidade - e os indiretos, como fundações, estruturas, instalações e, principalmente, o custo. "A cobertura tem uma participação muito representativa no custo final da obra", lembra Sá.

Os prazos de fabricação e de montagem da cobertura devem ser levados em conta, pois irão interferir diretamente no início de operação da planta industrial e, consequentemente, na viabilidade do empreendimento. Uma boa alternativa são as soluções construtivas padronizadas de alto desempenho, que oferecem agilidade de execução sem prejuízo de desempenho das construções.


               

  Novas tecnologias... Conheça As Coberturas Térmicas! 


Uma das principais tendências observadas nos últimos anos é o emprego de sistemas de cobertura contínuos como os zipados ou os que usam bobinas metálicas desenroladas sobre a estrutura. A utilização dessas soluções permite projetos de grandes extensões de cobertura sem emendas ou sobreposições no sentido do escoamento da água da chuva, eliminando os riscos de vazamento, ponto crítico em telhados tão longos e com pequenas inclinações.


Elas também têm ganhado força no mercado. "Por conta da crescente preocupação em assegurar conforto térmico aos funcionários, muitas empresas estão sendo levadas a projetar novos edifícios ou a reformar os existentes dentro desses conceitos de qualidade", justifica Yavor Luketic, vice-presidente de coberturas metálicas da Abcem (Associação Brasileira da Construção Metálica). O mesmo começa a ocorrer, em escala menor, com aspectos de isolamento acústico, incrementando o uso de sistemas de cobertura com capacidades isolantes ou fonoabsorventes.

Ainda de acordo com Luketic, o uso de coberturas altamente refletivas à radiação solar tende, a curto prazo, a ser disseminado. Essa solução oferece chapas metálicas pintadas com revestimentos de alto índice de refletância à radiação solar (conhecido em inglês pela sigla SRI), que atendem às recomendações da LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para a construção de coberturas frias. "A radiação solar incidente sobre as superfícies de uma construção é refletida para o espaço, impedindo que seja absorvida pelos materiais da cobertura e depois liberada no ambiente", explica o executivo.

                                                   
                                                         A Estrutura da Cobertura 


A principal tendência tecnológica é o emprego dos perfis "pré-engenheirados".Tais soluções vencem grandes vãos, permitindo maior liberdade de ocupação de espaços pela redução do número de pilares intermediários. Esses perfis, de emprego específico, são desenvolvidos a partir de materiais convencionais. No entanto, são projetados para maximizar o desempenho dos elementos da estrutura e, ao mesmo tempo, minimizar o uso de aço em relação aos perfis laminados ou soldados disponíveis nas linhas de produção. "Associado às treliças tipo joist, o uso dos perfis pré-engenheirados tem oferecido soluções de coberturas industriais cada vez mais econômicas", observa Sá.

No quesito revestimento, o mercado oferece telhas de aço estampadas que reproduzem a aparência de telhas cerâmicas. "Outra possibilidade é a multidobra, que são vincos estampados na telha de forma a permitir curvas com raios bastante reduzidos, propiciando uma interessante solução estética", conta Silvia Scalzo, membro da comissão executiva do CBCA (Centro Brasileiro da Construção em Aço).
                         
As coberturas são consideradas a "quinta fachada" de uma edificação, mas para que alcancem sua vida útil e desempenho esperados é fundamental contar com um projeto detalhado.
Nele, além das soluções estruturais e especificações de tratamento das superfícies, deverão ser definidos os detalhes construtivos que garantam a integridade e estanqueidade da cobertura, incluindo ventilações, calhas, condutores, rufos, escadas, passarelas técnicas e acessos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Conheça Nossa Tenda Piramidal Para Seu Casamento ou Festa ao ar Livre

Saiba Mais um Pouco Dos Modelos e Venda de Tendas em sp

Conheça o modelo de Tenda Chapéu de Bruxa!